BEM VINDOS AO REGGAE DE PRIMEIRA.

AQUÍ ESTAREMOS INFORMANDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REGGAE NO MARANHÃO, SEM MENTIRAS, SEM HIPOCRISIAS, SEM FALSOS ÍDOLOS, PRÍNCIPES, REIS E PROFETAS /// ESTAREMOS TRAZENDO O QUE HÁ DE MAIS LÍMPIDO E TRANSPARENTE PARA VOCÊS PRINCIPALMENTE IN St. LOUIS E NO CENÁRIO MUNDIAL. ENTÃO TE LIGA NA PARADA COMPADRE !!



sexta-feira, 6 de maio de 2011

AINDA REPERCUTE O SUCESSO DOS 12 CAVALEIROS DO APÓS CALYPSO

DJs MARANHENSES BRILHAM NA VIRADA CULTURAL EM SP

 No ultimo dia 16 e 17 de abril aconteceu a VIRADA CULTURAL de São Paulo. Nesta edição o Maranhão esteve presente no Palco RADIOLA, na Praça Santa Isabel no centro com 12 DJs, tocando as quatro décadas de Reggae do Maranhão.

 O contato inicial foi feito com Tarcisio Selektah, no mês de fevereiro, a produção da Virada queria prestar uma homenagem ao Movimento Reggae Maranhense, que já leva quatro décadas com esse peculiar gosto pelo ritmo jamaicano. Foi solicitada uma equipe de 12 DJs para tocar as musicas que marcaram essas quatro décadas, durante as 24 horas de duração do evento.

 Após uma análise exaustiva do panorama atual da cena Roots Reggae local, foi feita uma lista inicial com quinze nomes e que foi paulatinamente lapidada até chegar aos 12 convocados. A Seleção Maranhense do Reggae Roots finalmente ficou composta por: Serralheiro, Neturbo, Junior Black, Tarcisio Selektah, Jorge Black, Nega Glícia e as equipes Disc Memory, Mega Vibes e Irie Discos. Todos esses selecionados estão diretamente envolvidos com o Reggae raiz, a musica que construiu essa imagem de Capital Brasileira do Reggae ou Jamaica Brasileira.

 De São Paulo, ficamos sabendo que a massa regueira paulista ficou no maior frisson ao saber da realização desse palco. Para eles nós somos a Meca do Reggae no Brasil e nutrem um profundo respeito pela nossa gente e pela nossa historia.

 Fomos tratados com o status de estrelas, ficamos hospedados num excelente hotel, com várias atrações de outros palcos, como Genival Lacerda, Mad Professor, Ska Cubano, etc., etc.

 Mas a grande atração entre os 12 DJs (Os Cavaleiros do Após-Calypso, assim batizados por Neturbo, DJ da Universidade do Reggae – Pop Som) era o Magnata do Reggae – Serralheiro. O mais impressionante era o número de jovens presentes aplaudindo e fotografando o Carrasco da Cidade. Logo após a sua apresentação formou-se uma fila enorme para bater fotos com Serralheiro, coisa de estrela. Creio que esta foi umas das maiores homenagens prestadas a Serralheiro em vida.  Uma praça transbordando de gente curtindo a seqüência de cada um dos DJs que entrava. Realmente foi uma apoteose para a massa regueira de Sampa.

 O encerramento foi feito por Neturbo, que na sua ultima meia hora convocou todos os Djs para tocar uma musica cada em sinal da união do grupo e fechar com “chave de ouro” essa participação única e pioneira.

 Essa viagem também serviu como reconhecimento por partes dos DJs da Ilha de que São Luis não é o mundo e de que nesse Brasil a fora o Reggae toca em suas várias vertentes e tem seus adeptos, aliás muitos adeptos, como no Palco da Rua São João onde aproximadamente 15 mil pessoas, cantavam e dançavam ao som de sucessos do Ska, na seqüência da rapaziado do Jurassic Sound, comandado por Alex Jurassic. Algo inimaginável em São Luis.

 E como foi comentado pelos maranhenses, o Reggae que “rola” em SP, jamais seria executado nos bares da Ilha. Mas, nós temos que aprender a aprender com o gosto do outros, afinal de contas todos esses estilos são vertentes do Reggae. Esse mono-estilo da ilha vem sofrendo uma revisão nós últimos anos com a entrada de musicas no estilo Dancehall e New Roots “colorindo” a seqüência dos DJs dos bares de Reggae.

 Muita gente fazendo intercâmbio com equipes e DJs de Sampa e de outros estados do Brasil, troca de emails, celular, Orkut, Facebook, etc., aconteceram. E isso pode terminar em futuros contatos e contratos para apresentação pelo Brasil afora.

 Enfim, a Seleção Maranhense foi destaque na Virada cultural e ainda depois de duas semanas do evento, ecoam comentários nas páginas de relacionamentos na internet a passagem dos 12 Cavaleiros do Após-calypso pela paulicéia. Todos os Djs estão de parabéns, pois atenderam todas as expectativas do palco RADIOLA.

 E segundo informações recebidas da organização estaremos na Edição 2012, mas com um novo formato e com novos DJs que não foram contemplados nesta edição.

Até 2012, São Paulo..
Tarcisio Ferreira aka Selektah