BEM VINDOS AO REGGAE DE PRIMEIRA.

AQUÍ ESTAREMOS INFORMANDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REGGAE NO MARANHÃO, SEM MENTIRAS, SEM HIPOCRISIAS, SEM FALSOS ÍDOLOS, PRÍNCIPES, REIS E PROFETAS /// ESTAREMOS TRAZENDO O QUE HÁ DE MAIS LÍMPIDO E TRANSPARENTE PARA VOCÊS PRINCIPALMENTE IN St. LOUIS E NO CENÁRIO MUNDIAL. ENTÃO TE LIGA NA PARADA COMPADRE !!



sexta-feira, 24 de junho de 2016

O FENÔMENO MOSES


PABLO MOSES - ESTA LENDA TEM UMA DAS MAIS BELAS VOZES DA JAMAICA
Pablo Henry mais conhecido pelo seu nome artístico PABLO MOSES pode ser considerado como um dos músicos de roots reggae mais importantes da Jamaica. Entrou para o mercado em 1975, com o seu grande sucesso “I Man a Grasshopper”, fruto do seu primeiro álbum “Revolutionary Dream” (lançado nos Estados Unidos como "I LOVE I BRING"). Moses articulou sua ideologia rastafari com pitadas políticas sem precedentes, em um lançado certeiro: naipe de metais com ritmos excedentes na voz e nas harmonias colocadas pelo produtor e tecladista, Geoffrey Chung, com quem trabalhou na gravadora Mango. "A Song" foi uma resposta súbita ao fogo de seu esforço de estréia. Em 1981, Pablo Moses lançou seu 3º álbum, "PAVE THE WAY".

Então, Moses conseguiu um sucesso enorme na Jamaica, na Europa, na América do Norte e no Japão. Os temas rastafarianos de Moses, a cruzada de encontro às injustiças, desigualdades, racismo, guerras, a destruição da natureza, enfim, eram e são problemas universais em seu espaço. Em 1983, Moses assinou com a gravadora Allygator para lançar "IN THE FUTURE", amplificando sua mensagem política e social com estilo Rockers e o uso da instrumentação eletrônica do sintetizador e do vocader. Moses expandiu e aprofundou seu som e seu retórico com "TENSION" de 1985 e "LIVE TO LOVE" de 1987. "WE REFUSE" veio logo após.

O disco de estréia de Pablo Moses e os subsequentes, são uma resposta e um protesto ao clima político dos anos 80, vistos como "épocas boas" por alguns políticos, ignorando às realidades subjacentes da pobreza e do racismo. Pablo Moses diz: “Neste album eu digo o que eu tenho dito tudo longitudinalmente, apenas em um modo modificado, mais direto. Eu recuso as maneiras Babilonianas da sociedade, atitudes sem nexo. Jah tem feito todos com culturas diferentes e as cores das mais variadas, porém justas, como fêz tipos diferentes dos pássaros e das plantas para embelezar a vida ainda mais...”

NESTE DISCO ESTÁ OS MAIORES SUCESSO DESSA FERA QUE REVOLUCIONOU A HISTÓRIA REGGAE NA JAMAICA BRASILEIRA, NOS TEMPOS DE OURO DO POP SOM. VALE A PENA OUVIR E CONFERIR.

DADA YUTE COM SUA MÚSICA PARA O ROTOTOM SUNSPLASH

Uma pequena cidade que nunca dorme, onde tudo é possivel e as pessoas de diferentes culturas vêm de todo o mundo para compartilhar experiências e viver juntos para celebrar a prórpia vida: um sonho antigo. É assim que o artista brasileiro Dada Yute apresenta o Sunsplash Rototom em sua música ´Rototom City, uma canção que ele dedicou ao festival reggae.
Ele canta sobre as diferentes fases, a atmosfera única de áreas como a Vila Africano e as aulas de dança de entretenimento na Sunbeach, bem como as boas vibrações do parque de campismo e as sessões na Universidade Reggae, a actividades para as crianças e a comida ao redor do mundo. Em pouco mais de quatro minutos Dada Yute descreve o que você pode chegar na parte da manhã até as primeiras horas, com atividades para todas as faixas etárias.
Tudo o resultado de seu tempo no festival do ano passado, quando ele se apresentou no Showcase Stage, o palco dedicado a artistas e grupos emergentes, que o inspirou a escrever esta canção que ele lançou em abril.
A verdade é que ele foi um dos melhores e mais intensas experiências de minha carreira na cena do reggae,afirma DADA YUTE, que começou a compor a melodia no ano passado, enquanto ele saiu do local de concertos ao seu van no ultimo dia do festival. De volta ao Brasil, gravou a canção e agora Rototom Sunsplash, como parte de seu compromisso de promover novos talentos reggae, decidiu agradecer a ele através da produção de um video para ir com a música.

fonte : PLANETA REGGAE

REGGAE PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL DA UNESCO





O Ministério da Cultura da Jamaica Iniciou o processo para inscrever o reggae na lista de patrimônio cultural intangível da Unesco, onde pode figurar como um bem Jamaicano.

A diretora da Divisão de Industrias Culturais e Criativas do Ministério, Janice Lindsay, explicou que a ideia é designar um comitê que preparara a proposta com objetivo de apresenta la em março de 2017.
A funcionaria ressaltou a importância que esta designação teria para as futuras gerações, já que serão elas as que “não nos perdoarão se tiverem que ler ou escutar trechos de obras musicais de nosso pais por que o resto foi se perdendo com o passar do tempo”. Além disso, assegurou que a inscrição como patrimônio cultural intangível da Unesco ( Organização das Noções Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) será vista como evidência da “origem e distinção do que é ser um jamaicano”.

fonte: PLANETA REGGAE

quinta-feira, 23 de junho de 2016

VERDADEIRO ENCONTRO DE GIGANTES !!!

NESTE DOMINGO ENCONTRO MARCADO COM A BOA MUSICA REGGAE ROOTS NA CHOPERIA QUEBRA GALHO /// AS PEDRAS VÃO ROLAR PRA VALER /// BALBOA, GEOVANNY MEMORY E CONVIDADOS COMANDAM A SEQUÊNCIA /// ESTAREMOS LÁ PARA RESGISTRAR TUDO.

MAIS UMA FAÇANHA DO LENDÁRIO JIMMY CLIFF


ESSA MÚSICA É MUITO LINDA FALTA SER CONHECIDA E TOCADA PRINCIPALMENTE AQUÍ NA JAMAICA BRASILEIRA. SEU ESTILO INCONFUNDIVEL E INIGUALÁVEL, COM ESTILO DE ESTRELA. ENTRE TANTAS DÉCADAS SEU ESTILO NUNCA MUDA.

O ETERNO REI DO REGGAE PARA O MARANHÃO

ESSA FERA EMBALOU SONHO DE MUITOS MARANHENSES NA DÉCADA DE 60, 70 E ATÉ HOJE. MUITO CRIARAM PSEUDÔNIMOS COM COM NOME OU SOBRENOME DELE.  MUITOS(AS) APRENDERAM A DANÇAR E A GOSTAR DE REGGAE POR CAUSA DELE.  MUITAS CANTORES FORAM SURGINDO POR AQUÍ, MUITAS FERAS FORAM CONHECIDAS, MAS TUDO COMEÇOU COM ELE.  A MÚSICA REGGAE SE SOLIDIFICOU COM ESSA LENDA. JIMMY CLIFF O REGGAE DO MARANHÃO LHE DEVE GRATIDÕES QUE NUNCA VÃO PODER SER PAGAS. ONDE ESTIVER O REGGAE DO MARANHÃO AGRADECE. MEUS RESPEITOS A VOCE LENDA. MISTER JAMES CHAMBERS OU EL HADJ BACHIR NAIM OU SIMPLESMENTE ...JIMMY CLIFF.


Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers (Portmore1 de abril de 1948) , é um músico jamaicano de reggae.
Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico de Jimmy Cliff. Na capital conheceu Leslie Kong, que cuidou da carreira dele até a sua morte em 1971, de ataque cardíaco. Nesse período gravou dois singles que não fizeram sucesso. Seu primeiro sucesso ocorreu com o single Hurricane Hattie. Em 1964 mudou-se para a Inglaterra após assinar contrato com a Island Records, que tentou vender o reggae para o público do rock, sem sucesso. Seu primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, lançado em 1967, fez sua carreira dar um salto, a música Waterfall se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Cançãoem 1969. Nesse mesmo ano a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos EUA, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.
Em 1972 estrelou o filme The Harder They Come, dirigido por Perry Henzell, que conta a história de um cantor de reggae que em busca do sucesso se associa a produtores musicais corruptos e traficantes de drogas. Sua carreira ganhou um novo impulso quando a música Trapped, interpretada por ele, foi inserida no disco We Are the World, de 1985. Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o Grammy Award para o melhor álbum de Reggae. Também em 1985, Cliff contribuiu para a canção Sun City, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas pelos Artists United Against Apartheid, um grupo de artistas que trabalharam em conjunto para transmitir suas ideias de oposição à política Sul-africana de apartheid
Em 1980, excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990 Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na música Mensagem, feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na música Samba Reggae e Araketu nas músicas Breakout e War a Africa. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue.
Diferente dos outros artistas de reggae jamaicanos, Jimmy não é da religião Rastafári, o que lhe causou preconceito em seu país. Sua religião é a muçulmana, e a resistência em aceitar um artista de opção religiosa diferente na Jamaica favoreceu a sua escolha em mudar para a Inglaterra. Após a sua conversão ao islamismo mudou de nome para  EL HADJ BACHIR NAIM


dados:  WIKIPEDIA

quarta-feira, 22 de junho de 2016


QUANDO SETEMBRO CHEGAR ESTAREMOS JUNTOS NESSA VIBE PRA TODOS OS REGUEIROS. 40 ANOS DE REGGAE DO LENDÁRIO. NÃO É PRA QUALQUER UM.

terça-feira, 21 de junho de 2016

DE PRIMEIRA


QUANDO SETEMBRO CHEGAR ESTAREMOS JUNTOS, FIRMES E FORTE.

VELHARIA NO AR

RESPEITO TOTAL A ESSE CIDADÃO DO REGGAE E DO MUNDO. GRANDE CARRASCO DA CIDADE, O VELHO MESTRE SERRALHEIRO. GRANDE HONRA TOCAR AO LADO DESSA LENDA REGUEIRA DA JAMAICA BRASILEIRA.



UMA EQUIPE DE PESO QUE CONSEGUE FAZER O RESGATE DE TUDO QUE TOCOU NOS BONS TEMPOS DE OURO DO ROOTS REGGAE DO MARANHÃO.
FEITO  O REGISTRO, BOLA PRA FRENTE.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

HOJE EU AMANHECI ME PERGUNTANDO… SERÁ QUE ALGUMAS CRIATURAS DO REGGAE ACHA OU PENSA OU DEDÚS QUE EU TENHO É INVEJA DELES ? DEVE SER. OU SERÁ QUE É PROQUE EU NÃO ESTAVA NO RETRATO COM O GOVERNADOR ? ESTOU FALANDO RETRATO PORQUE É UMA EXPRESSÃO  USADA LÁ NOS ANOS DE 1900 E CARNE DE PORCO JÁ QUE SOU VELHO E TENHO MUITO ORGULHO DE TER A IDADE QUE TENHO E ESPERO SINCERAMENTE QUE CHEGUEM ATÉ A MINHA ONDE EU CHEGUEI  ? OU SERÁ QUE DEVE SER PORQUE NÃO CONSEGUÍ TER RADIOLA, OU CLUBE DE REGGAE, OU SEI LÁ O QUE ? QUERO DIZER A TODOS VOCES QUE SE ACHAM OFENDIDOS COM O QUE DIGO OU DEIXO DE DIZER QUE… PRIMEIRO QUANDO O REGGAE COMEÇOU EU ESTAVA LÁ JUNTAMENETE COM OUTRAS PESSOAS. LUTEI, BRIGEUI, FUI PRESO PELO REGGAE E SABE PORQUE ? NÃO SABEM NÉ ? VOCES NÃO SABEM PORQUE TEM PREGUIÇA MENTAL DEVERIAM ERA ESTUDAR A HISTÓRIA DO REGGAE DENTRO DE SÃO LUIS, PARA DEPOIS ABRIR A BOCA PORCA DE VOCES PRA FALA DE MIM. É MUITOFÁCIL ENCONTRAR TUDO MASTIGADO SÓ PRA ENGOLIR, É MUITO FÁCIL JÁ PEGAR O BARCO ANDANDO AO SABOR DO VENTO E NAVEGAR COM REMO DOS OUTROS, É MUITO FÁCIL ME DESCULPEM A EXPRESSÃO GOZAR COM P… DOS OUTORS . DEVERIAM ESTUDAR A HISTÓRIA DO REGGAE EM SÃO LUÍS PARA TER RESPALDO PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE REGGAE PRINCIPALMENTE COMIGO E ISSO EU NÃO ABRO MÃO. INFELIZMENTE NÃO  EXISTE, NUNCA EXISTIU E PELO ANDAR DA CARRUAGEM NUNCA VAI EXISTIR, MOVIMENTO REGGAE NO MARANHÃO NA MINHA VISÃO, EXISTE SIM ENCONTRO DE PESSOAS PARA BEBER DANÇAR…
MOVIMENTO NA EXPRESSÃO DA PALAVRA È UMA OUTRA COISA QUE INFELIZMENTE MUITO DE VOCES NÃO SABEM. Movimento cultural é uma mudança ou ruptura no modo vigente de se produzir arte. A linha de transição entre os movimentos ao longo da história, raramente é perceptível. Normalmente, as mudanças se processam de forma suave e inconsciente. E EU NUNCA VÍ ISSO AO LONGO DESSE TEMPO . SEGUNDO TIVE O DISPRAZER DE OUVIR UMA CRIATURA DIZER NA MINHA CARA QUE  EU SOU VELHO E TENHO MENTE DE BOSTA E POR CAUSA DISSO É QUE O REGGAE NÃO CRESCE QUERO DIZER A VOCE DOUTOR, CATEDRÁSTICO DA CULTURA FILOSÓFICA MARCOS MÉMORY VOCE ESTÁ CERTÍSSIMO QUANTO AO FATO DE SER VELHO E VOCE NÃO SABE O QUANTO EU TENHO ORGULHO DISSO, QUANTO A TER MENTE DE BOSTA JÁ ESTAREI SEMPRE ANDANDO COM PAPEL HIGIĖNICO OU COLOCAR UMA DESCARGA GRUDADA EM MIM VIU. ESSA MENTE DO BOSTA AQUI FOI UMA DAS PESSOAS... PRESTA ATENÇÃO PRA TU NAO ENTENDER ERRADO   VIU ? QUE CONSEGUIMOS COLOCAR O REGGAE DO  MARANHÃO NO MAIS ALTO LUGAR DO PÓDIO CULTURAL, CONSEGUIMOS UM TÍTULO DE JAMAICA BRASILEIRA PARA NOSSA CIDADE E O QUE VOCES COM AS MENTES BRILHANTES CONSEGUIRAM O QUE ? CONSEGUIRAM SIM DESTRUIR TUDO QUE FIZEMOS COM ATITUDES DESASTROSAS UNS QUERENDO SER MAIS DO QUE O OUTRO. SEMPRE DIGO QUE A ESTRELA MAIOR DISSO TUDO É E SEMPRE SERÁ A MÚSICA ROOTS REGGAE. TODA A EMPÁFIA ARROGÃNCIA, GANÃNCIA , TUDO ISSO ACABA MEU AMIGO MAS O REGGAE FICA...SEMPRE. DEFENDO E SEMPRE VOU DEFENDER O REGGAE. QUERO TE DIZER MEU AMIGO MACOS MÉMORY QUE VOCE É TÃO SABIDO, SUA MENTE É TÃO BRILHANTE QUE DEIXOU DE SER O CARA PRA SE UM CARA QUALQUER VIU? COMO TÚ ÉS SUPERDOTADO DE MENTE IRÁ DESCOBRIR O QUE ESTOU FALANDO. AGORA NUNCA VOU DIZER QUE NAO PRECISO DE VOCES, SEMPRE VOU PRECISAR PORÉM, NAO DEVO NADA PARA O REGGAE, E PRINCIPALMENTE PARA VOCE E OUTROS AI. O QUE VOCES DEVEM PROCURAR FAZER É A HISTÓRIA DE VOCES PORQUE EU NÃO PRECISO MAIS FAZER HISTÓRIA E SABES PORQUE ? PORQUE EU SOU HISTÓRIA CARA, QUER VOCES QUEIRAM OU NÃO. E PRÁ ENCERRAR QUERO DIZER É UMA COISA, NAO TENHO E NEM NUNCA VOU TER INVEJA DE VOCES OU DE QUEM QUER QUE SEJA ISSO É UMA DOENÇA MALDITA QUE CORROE A MENTE E O ESPÍRITO DE QUALQUER UM. PARABÉNS PRA VOCE PELA SUA ATITUDE, ARROGANCIA, POIS É SÓ ISSO QUE O REGGAE OFERECE A QUEM QUER QUE A COISA ACONTEÇA COM SERIEDADE E EU JUNTAMENTE COM TODA A NAÇÃO REGUEIRA FICAREMOS  ESPERANDO COM A MINHA MENTE DE BOSTA O DESFECHO DISSO TUDO QUE VAI ACONTECER DESSA REUNIÃO. TEM QUE FAZER PARA BENEFICIAR A TODOS COM PROPOSTAS SÉRIAS. E FIQUE ESPERTO MEU AMIGO QUE COMO NO FUTEBOL, NO REGGAE NÃO TEM MAIS NINGUEM BESTA NÃO. MENTE DE BOSTA SIM BESTA NÃO FIQUE ESPERTO CAMARADA.


E PARA QUEM DISSE QUE EU QUERO SER DONO DA VERDADE... QUERO SIM QUE TUDO SEJA FEITO AS CLARAS E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS REGUEIROS. ENTEDERAM OU QUEREM QUE DEZENHE UM MAPA ? O RESTO É CONVERSA FIADA.