BEM VINDOS AO REGGAE DE PRIMEIRA.

AQUÍ ESTAREMOS INFORMANDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REGGAE NO MARANHÃO, SEM MENTIRAS, SEM HIPOCRISIAS, SEM FALSOS ÍDOLOS, PRÍNCIPES, REIS E PROFETAS /// ESTAREMOS TRAZENDO O QUE HÁ DE MAIS LÍMPIDO E TRANSPARENTE PARA VOCÊS PRINCIPALMENTE IN St. LOUIS E NO CENÁRIO MUNDIAL. ENTÃO TE LIGA NA PARADA COMPADRE !!



quinta-feira, 23 de junho de 2016

O ETERNO REI DO REGGAE PARA O MARANHÃO

ESSA FERA EMBALOU SONHO DE MUITOS MARANHENSES NA DÉCADA DE 60, 70 E ATÉ HOJE. MUITO CRIARAM PSEUDÔNIMOS COM COM NOME OU SOBRENOME DELE.  MUITOS(AS) APRENDERAM A DANÇAR E A GOSTAR DE REGGAE POR CAUSA DELE.  MUITAS CANTORES FORAM SURGINDO POR AQUÍ, MUITAS FERAS FORAM CONHECIDAS, MAS TUDO COMEÇOU COM ELE.  A MÚSICA REGGAE SE SOLIDIFICOU COM ESSA LENDA. JIMMY CLIFF O REGGAE DO MARANHÃO LHE DEVE GRATIDÕES QUE NUNCA VÃO PODER SER PAGAS. ONDE ESTIVER O REGGAE DO MARANHÃO AGRADECE. MEUS RESPEITOS A VOCE LENDA. MISTER JAMES CHAMBERS OU EL HADJ BACHIR NAIM OU SIMPLESMENTE ...JIMMY CLIFF.


Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers (Portmore1 de abril de 1948) , é um músico jamaicano de reggae.
Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico de Jimmy Cliff. Na capital conheceu Leslie Kong, que cuidou da carreira dele até a sua morte em 1971, de ataque cardíaco. Nesse período gravou dois singles que não fizeram sucesso. Seu primeiro sucesso ocorreu com o single Hurricane Hattie. Em 1964 mudou-se para a Inglaterra após assinar contrato com a Island Records, que tentou vender o reggae para o público do rock, sem sucesso. Seu primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, lançado em 1967, fez sua carreira dar um salto, a música Waterfall se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Cançãoem 1969. Nesse mesmo ano a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos EUA, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.
Em 1972 estrelou o filme The Harder They Come, dirigido por Perry Henzell, que conta a história de um cantor de reggae que em busca do sucesso se associa a produtores musicais corruptos e traficantes de drogas. Sua carreira ganhou um novo impulso quando a música Trapped, interpretada por ele, foi inserida no disco We Are the World, de 1985. Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o Grammy Award para o melhor álbum de Reggae. Também em 1985, Cliff contribuiu para a canção Sun City, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas pelos Artists United Against Apartheid, um grupo de artistas que trabalharam em conjunto para transmitir suas ideias de oposição à política Sul-africana de apartheid
Em 1980, excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990 Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na música Mensagem, feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na música Samba Reggae e Araketu nas músicas Breakout e War a Africa. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue.
Diferente dos outros artistas de reggae jamaicanos, Jimmy não é da religião Rastafári, o que lhe causou preconceito em seu país. Sua religião é a muçulmana, e a resistência em aceitar um artista de opção religiosa diferente na Jamaica favoreceu a sua escolha em mudar para a Inglaterra. Após a sua conversão ao islamismo mudou de nome para  EL HADJ BACHIR NAIM


dados:  WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário