BEM VINDOS AO REGGAE DE PRIMEIRA.

AQUÍ ESTAREMOS INFORMANDO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REGGAE NO MARANHÃO, SEM MENTIRAS, SEM HIPOCRISIAS, SEM FALSOS ÍDOLOS, PRÍNCIPES, REIS E PROFETAS /// ESTAREMOS TRAZENDO O QUE HÁ DE MAIS LÍMPIDO E TRANSPARENTE PARA VOCÊS PRINCIPALMENTE IN St. LOUIS E NO CENÁRIO MUNDIAL. ENTÃO TE LIGA NA PARADA COMPADRE !!



quinta-feira, 7 de julho de 2016

REGGAE É CULTURA E SABER - "A VIDA DA MAJESTADE".

A vida de Bob Marley
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, saiu do gueto da Jamaica para dominar o mundo com sua música. Nascido em 06 de fevereiro de 1945, Bob conseguiu se tornar o artista mais influente no cenário da Reggae Music.
Sua história com a música começa em meados de 1960, quando, aos 14 anos, ele começa a usar suas horas livres no trabalho como soldador para treinar e aperfeiçoar suas habilidades vocais. Ao lado do seu amigo de infância Bunny Wailer, Bob começou a ter aulas informais com o cantor Joe Higgs. Foi nessa época que conheceram Peter Tosh.
Em 1963, os três montaram sua primeira banda, intitulada “Wailing Wailers”, e gravaram o single “Simmer Down”. Quatro anos depois, o grupo resolveu simplificar o nome para “The Wailers”. Nesta época, Bob já estava envolvido com a cultura Rastafari, e passou a incorporar esse estilo de vida em suas canções.
Durante sua caminhada, o The Wailers fez grandes alianças, dentre as quais podemos destacar o encontro com o talentosíssimo produtor Lee “Scratch” Perry e com os irmãos Aston “Family Man” Barret e Carlton Barret, que se juntaram aos Wailers para formar a melhor cozinha da época.
A união entre o melhor grupo vocal já visto na Jamaica e a sessão rítmica indiscutivelmente maravilhosa dos irmãos Barret só poderia resultar em sucesso. Em 1972, os frutos do trabalho começaram a aparecer, e todo o grupo foi até Londres promover o single “Reggae on Broadway”. No ano seguinte, eles lançaram seu primeiro álbum pela Island Records, no Reino Unido: “Catch a Fire” ganhou vida.
Bob Marley & The Wailers no ônibus da turnê “Euro Exodus” em 1977 (Foto: Kate Simon)

Em 1974, após imposições da gravadora, o nome da banda mudou para “Bob Marley & The Wailers”, o que culminou na saída de Peter Tosh e Bunny Wailer da banda. Mesmo com os desfalques, o grupo seguiu uma carreira de sucesso, sendo cada vez mais reconhecido em todo o mundo e lançando uma série de discos.
Bob também era conhecido por ser uma pessoa muito engajada. Sua dedicação à disseminação da cultura Rastafari e seu ativismo político sempre se destacaram e, muitas vezes, estavam presentes nas letras de suas canções. Mas isso também fez com que ele se tornasse um alvo.
No dia 03 de dezembro de 1976, Bob Marley sofreu uma tentativa de assassinato, em Kingston, na Jamaica. O ano era de eleições parlamentares no país, e Bob iria participar de um show gratuito organizado pelo primeiro-ministro jamaicano Michael Manley, em uma tentativa de aliviar a tensão entre dois grupos políticos.
Porém, dois dias antes do evento homens invadiram a casa de Bob durante um ensaio e efetuaram vários disparos. Ninguém foi morto, mas algumas pessoas ficaram feridas. Mesmo após o ataque, ele se apresentou no show, conforme programado. “As pessoas que estão tentando fazer este mundo pior não tiram nenhum dia de folga. Como eu posso?”, disse Marley à multidão de mais de 80 mil pessoas que o assistiram naquele dia.
Depois de muitas viagens ao redor do mundo e alguns discos gravados, em 1979, Bob Marley & The Wailers lançaram seu álbum mais politizado: “Survival”. As músicas do álbum tinham como tema os problemas sociais e políticos pelos quais o continente africano passava; como guerras, fome e o domínio branco.
Após uma turnê pela Europa, Bob e os Wailers partiram para os Estados Unidos. Durante uma das apresentações, o cantor passou mal. Foi aí que começaram a desconfiar que algo estava errado. Após algum tempo, o mundo receberia uma triste notícia: o rei estava com câncer.
A doença teria sido resultado de um ferimento infeccionado no dedão do pé, ocasiado alguns anos antes durante uma partida de futebol – uma de suas paixões – em Londres. Bob ainda lutou contra a doença durante cerca de oito meses, recorrendo a tratamentos na Alemanha, mas em maio de 1981, os médicos descobriram que nada mais poderia ser feito. Então, em 11 de maio 1981, aos 36 anos, num hospital em Miami, nos Estados Unidos, ele morreu. Bob foi enterrado na Jamaica, onde recebeu honras do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário